alimentos saudáveis e não saudáveis

Alimentos que causam crises de enxaqueca.

A enxaqueca é uma dor de cabeça primária de alta prevalência na população. Acometem mais mulheres do que homens e estão geralmente associadas a diversos sintomas, como fotofobia (sensibilidade a luz), fonofobia (sensibilidade ao som), náuseas e vômitos. Além disso, existem vários gatilhos para que as pessoas apresentem crises de enxaqueca, como privação de sono, estresse e alguns alimentos.

A alimentação adequada exerce um papel importante e positivo no tratamento preventivo da enxaqueca, pois o jejum e o consumo de alguns alimentos são relatados como um dos principais fatores desencadeantes das crises.

Os alimentos que comumente desencadeiam as crises de enxaqueca são:

Maus hábitos alimentares podem causar crises de enxaqueca
  • Chocolates
  • Queijos amarelos
  • Frutas cítricas
  • Linguiça e outras conservas de coloração avermelhada
  • Café
  • Sorvete
  • Chá e refrigerantes a base de cola
  • Alimentos fritos ou ricos em gordura

Além destes alimentos, o jejum prolongado, a desidratação e o consumo de bebidas alcoólicas também desencadeiam as crises de enxaqueca.

Como os alimentos deflagram as crises de enxaqueca?

   O mecanismo em que esses alimentos deflagram as crises de enxaqueca ainda não é claro, porém sabe-se que estes alimentos contêm substâncias como feniletilamina, histamina, tiramina, aspartame, glutamato monossódico, nitratos, nitritos, álcool e cafeína. Tais substâncias de alguma forma afetam os mecanismos envolvidos na enxaqueca.

Para você entender melhor, falarei alguns exemplos.

O nitrito de sódio que está presente nos colorantes, conservantes de carne e peixes processados tem uma função vasodilatadora podendo assim causar dor de cabeça.

A cafeína encontrada no café e em outras bebidas como chá preto, refrigerantes e chocolate podem deflagrar as crises por ser um estimulante do sistema nervoso central e uma substância desidratante.

O sorvete assim como os alimentos gelados podem gerar crises de dor de cabeça, pois quando estes entram em contato com o céu da boca, faringe e esôfago, podem desencadear um reflexo que leva informações para o cérebro, podendo gerar dor de cabeça.

Enfim, nota-se que são variados e complexos os mecanismos em que estes alimentos servem de gatilho para enxaqueca.

Por que os alimentos não são fatores desencadeantes de crise de enxaqueca em todas as pessoas que têm esta doença?

Esta relação é difícil de ser estabelecida, pois cada indivíduo responde diferente as substâncias presentes nos alimentos citados. Algumas pessoas são mais sensíveis e susceptíveis a desenvolver sintomas característicos de enxaqueca.

Uma forma mais fácil de entender é pensar que cada indivíduo é diferente do outro, por isso o metabolismo de cada um responde de forma diferente a estes alimentos.

Se você tem enxaqueca, se liga nessas dicas:

  1. Observe se tem algum alimento que você coma e logo após lhe dar dor de cabeça. Se tiver, evite-os.
  2. Evite ter noites mal dormidas.
  3. Evite bebidas alcoólicas.
  4. Lembre-se que a alimentação saudável é o melhor caminho para você ter um melhor estilo de vida.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A enxaqueca é uma doença neurológica crônica, em que o paciente apresenta dores de cabeça recorrentes, associada a outros sintomas como fotofobia, fonofobia e náuseas.